blog

A Terceira Onda do Café

de de
CAFÉ DO MERCADO
A terceira onda do café
Foto de uma fazenda
Assim como a humanidade, o café vive a sua terceira onda. Os seres humanos passaram pela fase agrícola, depois a industrial e hoje vivemos a era, ou “a onda” tecnológica.
No café a terceira onda, termo cunhado nos EUA em 2002, se refere ao trato da segunda bebida mais consumida no mundo como um produto ligado a gastronomia, assim como o vinho. Melhoria na produção ainda na fazenda, aproximação com as próprias fazendas, torras mais elaboradas e também mais claras, cafés de origem, cafés especiais e o desenvolvimento dos métodos de preparo fazem parte dessa evolução.
Foto de uma fazenda
Nesse contexto os campeonatos de barista exerceram e exercem importante papel, a medida que estimulam o aprimoramento dos grãos, torras, maquinas e técnicas de extração através da competição.
Foto de uma fazenda
Alem do espresso a “nova onda” tem nos métodos de café filtrado como chemex e principalmente Hario V60 importante papel. É no café filtrado, sem a interferência da pressão, que pode prejudicar nuances mais sutis, que aparecem os sabores mais exaltados.
Foto de uma fazenda
A tendência é torrar o café de forma artesanal, no que diz respeito ao cuidado e atenção e com tecnologia quando se fala no equipamento somente ate as principais reações acontecerem. Nada de torras escuras.
Foto de uma fazenda
A Café do Mercado, principalmente através de suas lojas é uma das precursoras e propulsoras dessa onda no Brasil.
Buscar café nas fazendas, de forma sustentável, desenvolver torras especificas que exaltem o potencial de cada grão e entregar no melhor momento para consumo foi sempre nossa missão. Acreditamos que temos tido sucesso.

Bom café!

« Voltar

instagram

MENU