blog

Cuidado com a Hario!

de de
News Café do Mercado
CAFÉ DO MERCADO
Cuidado com a hario
detalhe
Na terça-feira da semana passada, enviamos para os assinantes da Newsletter Café do Mercado o texto explicando um pouco mais do momento que vivemos no cenário do café: trata-se da Terceira Onda do Café (se você não leu, clique aqui!).
Dado o contexto, entendemos que uma das melhores representações desse momento vem exatamente de um método de preparo desenvolvido no Japão, pela vidraçaria Hario.
Hario
Hoje em dia, fala-se em método Hario normalmente se referindo ao conjunto para café filtrado, o popularmente conhecido como “coado” ou “passado”, que utiliza o filtro natural Hario em formato de cone, e o porta filtro Hario V60 (que pode ser de acrílico, vidro, cerâmica) e que tem ranhuras em espiral com uma saída circular (diferente do que normalmente se utiliza, com o fundo reto).
Parecem detalhes pequenos, mas tudo isso tem um porquê (certamente não foi à toa que Tetsu Kasuya escolheu o método Hario V60 para buscar o título de campeão do “World Brewers Cup 2016”, realizado em Dublin, na Irlanda). A parte interna do porta filtro com ranhuras em espiral distanciam o filtro de papel da parede, permitindo a criação de espaço para circulação do ar, causando um efeito de “expansão” do café, e mantendo o pó em contato com a água pelo tempo necessário para que suas notas e aromas seja expostos.
O formato cônico do filtro, aliado a saída circular também permitem uma saída de água concentrada num só ponto, num formato que garante que todas as qualidades e sabores sejam devidamente aproveitados. Daí provem o nome V60: formato cônico com angulação de 60º.
O resultado de tudo isso é uma bebida limpa e saborosa, que traz notas mais sutis, que não seriam percebidas em outro método, como por exemplo o café espresso. Por outro lado, cafés de qualidade inferior não terão mais como mascarar sabores e torras muito escuras, pois esse método “expõe” o café: os bons ficam ainda melhores e os ruins ainda piores. Isso explica o título dessa newsletter “Cuidado com a Hario!”, pois você vai mudar definitivamente a maneira como toma café.
Foto de uma fazenda
Conheça a linha Hario na Cafeoteca
« Voltar

instagram

MENU